domingo, 29 de julho de 2007

Aquiles

De acordo com a mitologia grega, Aquiles foi o maior guerreiro em Tróia. A lenda dele é tratada no poema "Iliada" de Homero.
Aquiles era filho de Peleu e Tétis. Antes de nascer Aquiles, Tétis foi levada por Zeus e Poseidon à um oráculo que viu na mão de Tétis que ela teria um filho que seria maior que o próprio pai.
Na Iliada, Aquiles é descrito com sendo uma pessoa semelhante à um Deus, pela sua capacidade superior de luta e pelas suas atitudes. Demonstrava uma completa devoção pela sua arte e nenhum respeito pela sua vida. Ele pensava que a sua morte poderia ser rápida, desde que fosse gloriosa.
Em sua vida, um Oráculo lhe disse que, se fosse até Tróia, morreria lá. Fora escondido em Scyrus, disfarçado de mulher, por sua mãe. Teve um romance com Deidamia, tendo um filho, Neoptolemo. Foi descoberto disfarçado de vendedor ambulante por Odisseu.
Orientado por Agamemnon, líder dos Gregos, se recusa a lutar na guerra. A situação começou a ficar favorável à Tróia. Visando dar um novo animo àos Gregos, Pátroclo veste a armadura de Aquiles e vai à batalha, porém, é derrotado por Heitor, campeão de Tróia. Enfurecido, Aquiles resolve retornar à batalha, mata Heitor e arrasta seu corpo por Tróia. Após matar Heitor, Aquiles também mata Memnon da Etiópia e a amazona Pentesiléia.
Existem duas versões para a morte de Aquiles, uma delas, em que é apunhalado pelas costas iremos solenemente ignorar.
Guiado por Apolo, Páris acerta o calcanhar de Aquiles com uma flecha envenenada, matando nosso guerreiro em combate.
Também existem duas versões de porque Apolo indicou para Páris que ela acertasse a flecha no calcanhar de Aquiles. Uma delas indica que a armadura de Aquiles era invulnerável, porém, naturalmente, o calcanhar era desprotegido, mas,também iremos solenemente ignorá-la.
Após o nascimento de Aquiles, Tétis tenta tornar Aquiles invencível, mergulhando ele no rio Estige. Ao mergulha-lo, Tétis segurou Aquiles pelo tendão nos calcanhares, fazendo com que, esta parte que não foi banhada, ficasse vulnerável.
Nasceu assim a expressão "Calcanhar de Aquiles" e o Tendão de Aquiles.


Último dia 24 fui jogar futebol. Em um lance, após um ataque do time adversário e um chute desviado, fui fazer a defesa. Arranquei em direção à bola, quando senti uma batida muito forte no calcanhar. Como na época em que ia no supermercado de chinelo e sempre tinha a sorte de ter alguém na fila do caixa que não parava o carrinho em tempo. Cai no chão no momento. Olhei pra trás, porque tive a sensação de que alguém teria me chutado. Como não vi ninguém, achei que tinha chutado a trave. Sai do jogo. Ao final vim pra casa, caminhando com dificuldade. A situação então começou a ficar ruim. Marquei o médico para 2 dias depois. Passei o tempo inteiro em casa. Fui até o médico (caminhando). Lá tive o veredito: rompi o Tendão de Aquiles. Ao fazer o exame descobri que tive um rompimento total. Cirurgia. Vou ficar de 2 a 3 meses em casa, me recuperando. Devo voltar ao trabalho depois desse período. Futebol de novo: só ano que vem.
A operação vai ser realizada na próxima segunda, dia 30. Na terça, devo já estar em casa.
Pretendo, quando consegui, reportar o andamento da minha recuperação neste espaço.
Fico por aqui porque não aguento mais ficar parado com a perna pro ar.

Abraços à todos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial