sábado, 22 de março de 2008

Não Vou Pagar a Conta!


No final do período da monarquia brasileira, início da república, o Jardim Zoológico de Vila Isabel no Rio passava por uma grave crise financeira.

Não conseguindo reverter a situação e caminhando a passos largos para a falência, João Batista Vianna Drummond criou uma loteria para angariar fundos para o zoológico. O funcionamento era simples: O apostador escolhia um animal, entre 25 disponíveis para apostar. Ao final de cada dia, havia o sorteio do ganhador.

Assim nasceu o Jogo do Bicho.

Hoje, mais de um século depois, nossos queridos políticos resolveram criar uma versão moderna do Jogo do Bicho. Dessa vez, o objetivo não era salvar os pobres animais, mas sim, os falimentares times de futebol. Nasceu assim, a Timemania

Após acumularem milhões em dívidas e deixando bem claro que não teriam condições de pagar, os dirigentes dos clubes foram pedir ajuda para o governo. Governo, esse, que "sensibilizado" com a situação, resolveu ajudar.

Claro que o governo tem uma contra-partida nessa ajuda: ele pode explorar as marcas dos times, que vão levar um valor irrisório pelo uso das suas marcas.

Afinal.. se os clubes não desembolsam um tostão, o governo também não, quem paga a conta? O trouxa do apostador.

A coisa foi feita de uma maneira tão desigual que, obviamente, os ditos maiores times do país possuem um percentual maior na divisão dos prêmios. Ou seja.. você, que torce para o Sampaio Correia, do Maranhão, que aposta na Timemania achando que está ajudando o seu time, pode ter certeza de que não está, está ajudando os grandes

O pior, é que, mesmo com essa grande teta, o presidente do Flamengo declarou que o time não vai conseguir pagar todas as suas contas.

Já houveram três sorteios da loteria. Em todos, a arrecadação ficou abaixo dos 10 milhões previstos por concurso. Além disto, como misteriosamente sempre acontece com outras loterias, o prêmio está acumulado.
Apesar de ser um apostador da Loteria Esportiva e da Lotogol, posso afirmar com certeza de que eles não terão um tostão furado do meu dinheiro pra essa furada.

Preciso louvar a posição do Vasco que, desde o início não apoiou o projeto por alguns dos mesmos motivos que me levam a este post.

Deixo o meu apelo que não gastem sem dinheiro nessa coisa. Querem ajudar seu clube? Tornem-se sócios. Apóiem dentro do estádio. Fiscalizem a direção e cobrem transparência dos seus atos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial